Chegou a Adolescência! QuE TaL?

06/06/2011 20:44

 

A palavra ‘adolescência’ tem sua origem etimológica no Latim “ad” (‘para’) + “olescere” (‘crescer’); portanto ‘adolescência’ significaria, ‘crescer para’. Pensar na etimologia desta palavra nos remete à idéia de desenvolvimento, de preparação para o que está por vir; preparação esta que deve fundamentar a "Identidade" necessario para que a pessoa se estabeleça do mundo, neste “à frente” que está colocado. É como se a adolescência fosse uma “fase” que tem que ser transposta para alcançar aquilo que é ideal.

Há algum tempo que a adolescência tem sido vista como “o problema”, um momento de crise, o que muitos não se apercebem, é que a adolescência é só mais uma fase dentre outras que o ser humano passa, que gera conflitos e crises internas e familiares. O nascimento é a maior delas, temos na fase adulta a menopausa e andropausa.

A sociedade ocidental vem reproduzindo esta idéia, limitando a compreensão da adolescência, como se esta se resumisse à puberdade, acreditando que somente as mudanças fisiológicas “comandam” este momento da adolescência, normatizando e “naturalizando” os possíveis conflitos através da idéia de que estes estão atrelados a uma passagem de hormônios. A um menosprezo do sujeito, a um desejo que confronta o seu lugar no mundo, através de discursos minimizadores do tipo “todo adolescente é assim”. Como foram construídos estes discursos? Quais concepções foram e estão sendo feitas sobre as/os adolescentes? É possível pensar novos discursos a serem construídos junto com as/os  adolescentes? São questões a serem discutidas neste projeto como desafio de experimentar uma metodologia que se aproxime da realidade desta demanda.

—————

Voltar


Crie um site gratuito Webnode