Honrar aos Pais Gera Grandes Bençãos!

06/06/2011 20:49

Honrar quer dizer reconhecer a dignidade do pai e da mãe, e desinteressadamente amá´los. Honra pai e mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o Senhor, teu Deus, te dará´ (Ex 20,12). Este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra´ (Dt 5,16; Ef 6,2). É significativo notar que este é o primeiro mandamento que Deus deu a Israel, após os três que se referem ao relacionamento emtre o homem com Deus.

Muitos jovens se tornaram escravos dos vícios, da droga, do crime, da prostituição, e de tantos outros males, porque não ouviram os conselhos dos seus pais. Outros se perderam porque os seus pais não lhes deram esses conselhos, o que é mais grave; e outros se perderam porque não tiveram pais para aconselhá´los. ´Pois Deus quis honrar os pais pelos filhos, e cuidadosamente fortaleceu a autoridade da mãe sobre eles´. Essas palavras mostram que os filhos bem educados são a honra e a alegria dos pais e, por outro lado, Deus cuidadosamente fortaleceu a autoridade deles sobre os filhos. Portanto, essa autoridade não é usurpada, nem falsa, é autêntica, vem de Deus. Jesus disse a Pilatos que ´toda autoridade vem de Deus´ (Jo 19,11).

´Quem teme o Senhor honra pai e mãe. Servirá aqueles que lhe deram a vida como a seus senhores´. Isto equivale a dizer que honrar e servir os pais é o mesmo que honrar e servir a Deus. Eclesiástes 3. 9-10 nos ensina de que modo o filho deve honrar os pais: ´Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência a fim de que ele te dê a sua bênção´. Honrar é uma expressão muito forte, quer dizer ´encher de honra´, de glória, de respeito ... e tudo isto deve ser feito ´por teus atos e tuas palavras´. Quantos filhos ofendem os seus pais por palavras: ofensas, zombarias, palavrões!... Quantos filhos os desonram com os seus atos: maus comportamentos, mentiras, desobediências, desgostos!...

Outro aspecto muito importante destacado em Eclesiastes 3 é a grandeza e importância da ´benção dos pais´:  afim de que ele te dê a sua benção e que esta permaneça em ti até o teu último dia. A benção dos pais para os filhos não é mera formalidade social ou tradicional; mas é a benção do próprio Deus para os filhos ´através´ dos pais, por meio daqueles que lhe deram a vida. Sobretudo para o povo judeu essa benção paterna era repleta de valor e desejada ansiosamente. Vemos na história dos Patriarcas, Abraão, Isaac, Jacó, que a sua benção era garantia de felicidade para os filhos. Quando Deus chamou Abraão ´ o pai de todos que crêem ´ disse´lhe: ´Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bençãos´ (Gen 12,2).

Eis uma realidade: os pais também têm defeitos. Mas Deus quer recompensar ricamente o filho que, com paciência, suporta esses defeitos e, assim mesmo, honra os pais. Se esses são difíceis, intolerantes, cheios de manias, maior será o mérito do filho diante de Deus, por ter honrado um pai ou uma mãe tão difícil. Deus sabe que há pais complicados: alguns bêbados, outros drogados, outros criminosos, adúlteros, etc... mas, é por isso mesmo que ele oferece aos filhos essas três belas recompensas acima para aqueles que, na caridade e na paciência, por amor a Deus, os suportarem, mesmo com os seus defeitos. Qual é o filho que não quer que a sua futura casa seja próspera na justiça; isto é, na retidão e na verdade? Quem é de nós que não quer que alguém se lembre de nós nos momentos de aflição, de angústia, de uma doença, de um desemprego, etc.? Quem é de nós que não quer ver os próprios pecados se dissolverem como se fossem gelo sob o sol forte? Pois bem, essas três belas promessas Deus faz aos filhos que souberem ´suportar´, com paciência, os defeitos dos próprios pais. Como Deus ama os nossos pais!

Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor: porque isto é justo´ (Ef 6,1).

 

—————

Voltar